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quarta-feira, 24 de agosto de 2016

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS.



 A Pirâmide dos Alimentos, adaptada pela Drª. Sonia Tucunduva, é a demonstração gráfica oficial do Ministério da Saúde, para estimular e gerar o bem estar nutricional da
população brasileira por meio de uma ferramenta que facilita a seleção e o consumo de todos os grupos alimentares.

    Os alimentos estão distribuídos na Pirâmide Alimentar em oito e em quatro níveis, de acordo com o nutriente que mais se destaca em sua composição.

 Para cada grupo, são estabelecidos valores energéticos, fixados em função da dieta e das quantidades dos alimentos.

    Uma dieta equilibrada deve ser baseada em alimentos de todos os grupos alimentares da pirâmide, principalmente em alimentos em sua forma natural, reforçando o consumo dos grupos das frutas e dos legumes e verduras.

* O Grupo do arroz, pão, massa, batata, mandioca apresenta 150 Kcal por porção, sendo que devem ser consumidas seis porções por dia.

* O Grupo das frutas tem como recomendação ingestão de três porções de frutas por dia, sendo que cada porção apresenta de 70 Kcal.

* O Grupo das verduras e legumes tem ingestão aconselhada de três porções por dia, sendo que cada porção contém 15 Kcal.

* O Grupo do leite, queijo e iogurte apresenta 120 Kcal por porção, sendo que é recomendada a ingestão de três porções por dia.

* Para o Grupo das carnes e ovos recomenda-se ingerir uma porção desse grupo por dia, sendo que cada porção contém 190 Kcal.

* O Grupo dos feijões e oleaginosas apresenta 55 Kcal por porção, sendo que deve ser consumida uma porção por dia.

* O Grupo dos óleos e gorduras possui 73 Kcal por porção.

    Destaca-se a importância das três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e das intermediárias chamadas de lanches da manhã, lanche da tarde e lanche da noite.

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